Além de promover, participar e apoiar as festas e programações diversas em comemoração ao dia das crianças, neste dia precisamos parar e fazer uma importante reflexão sobre a situação das crianças no país, mais principalmente em nosso município, onde muitas delas ainda vivem uma certa privacidade de seus direitos e necessidades básicas. É importante também ressalta o trabalho as iniciativas diversas existentes em nossa cidade, em nossas comunidades desenvolvidas pelo poder publico, as igrejas e organizações sociais diversas, na busca de mais dignidade e qualidade de vida para nossas crianças.
Ao iniciar o mês de outubro, há um grande movimento para a comemoração do Dia da Criança, que coincidentemente (ou providencialmente) ocorre no Dia da Padroeira do Brasil.(12 de outubro) Este dia é comum a realização de festas com distribuição de brinquedos, brindes, lanches e muitas brincadeiras, porém mais do que deixar-se arrastar pela onda avassaladora da propaganda comercial que visa a cada ano superar metas e bater recordes de venda, é momento de olhar para a situação em que vive as crianças e adolescentes. É tempo de nos perguntarmos: onde, e como estão as nossas crianças?
Hoje, ainda é notório o clamor silencioso e angustiante em que vivem centenas de jovens, crianças e adolescentes, muitos vítimas da violência, do tráfico, sem acesso à escola com a qualidade que merecem, ao lazer e divertimento seguro e sadio, muitos ainda vivem em condições precárias,de moradia, de saúde, sobrevivendo com auxílios de programas dos governos e ajudas de voluntários, muitos deles obrigados a enveredar pelo caminho do crime e da prostituição como forma de superar a fome e ludibriar a aflição de suas famílias.expondo-se, a graves riscos morais e humanos.
É em vista da difícil realidade que ainda vivem muitas crianças e adolescentes que todo homem de bem, compromissado com o futuro das crianças, tendo como referência necessária e absoluta o Estatuto da Criança e do Adolescente (neste ano comemora-se os 20 anos da sua aprovação) precisam e devem apoiar toda e qualquer iniciativa que venha beneficiar as crianças
Na busca da transformação dessa realidade e com o objetivo de garantir o Direito da Criança e do Adolescente, vale ressaltar iniciativas existentes em nosso município como a Pastoral da Criança e do adolescente projeto ligado a igreja católica, o PETI do Governo Federal em parceria com a prefeitura, o “Escola da Vida” do Corpo de Bombeiros, o trabalho da AVAO Santa Izabel que dedica-se a humanizar e apoiar o tratamento de crianças, pacientes portadores de câncer, do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, e vários outros que nos leva a vislumbrar um novo horizonte para as nossas crianças.
Gestos como esses demonstram que a comemoração do Dia da Criança, para muitos, não se limita numa única data, mas sim a todos os dias do ano, através de gestos pequenos à primeira vista, mas carregados de significado e conseqüências.
Vamos comemorar sim o Dia da Criança! Lembrando que centenas, milhares de crianças esperam por nossa solidariedade, e nosso compromisso em construir um mundo de justiça e paz, a começar pela nossa Comunidade nosso Bairro, Nosso Município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário