domingo, 6 de janeiro de 2013

O DISCURSO QUE NÃO FOI PROFERIDO


DISCURSO DE TRANSMISSÃO DE CARGO DO VICE PREFEITO KEKO PREPARADO PARA SER PRONUNCIADO EM SESSÃO ESPECIAL DA CÂMARA MUNICIPAL, EM 01/01/2013



Mesa, autoridades civis e religiosas presentes e representadas, servidores e servidoras, Companheiros e companheiras do PT, Prefeito Marió Kató, prefeito, vice-prefeito, vereadora e Vereadores eleitos, irmãos e amigos da nossa querida vila de Americano, minha querida esposa e filhos, convidados, povo de Santa Izabel.
 Soubemos chegar, saberemos sair e se preciso for seguir, consciente de que o poder é passageiro mais a construção da cidadania não.
 
Mudo de espaço, mas não altero um milímetro a vontade e convicção que me acompanham desde os tempos de estudante, dos movimentos estudantis, sociais, e políticos, das lutas e dos embates das ruas. Sou integrante de uma geração que chegou ao comando do país e de muitas cidades brasileiras por méritos civis, todos esculpidos no contraponto das desigualdades, dos desmandos e da torpeza. Forjados na batalha, viemos contribuir na construção da justiça da cidadania e da paz. Trouxemos flores, ao invés de Armas. Plantamos sementes, no lugar de ódio. Regamos democracia e enterramos arbítrios. Clareamos destinos, sem sombras nem engodos. Distribuímos girassóis, fizemos brilhar a estrela para iluminar os passos de cada um. 
 
Contribuímos para que a sociedade Izabelense acendesse as luzes, e apesar da nuvem escura que ainda embaça a visão de muitos, tenho certeza que a maioria não permitira com que a luz se apegue. A maioria de nossos habitantes agora detém o controle do interruptor, guardado e protegido na própria consciência. Os fios condutores, espalhados pelas veias, se interligarão entre esta e as próximas gerações, pelo dom da genética social. Conseguimos todos, homens e mulheres de bem de luta e de garra, dá um passo significativo para mudar a face do próprio destino. Esfacelada a máscara do imediatismo eleitoreiro, insano e anacrônico, conseguimos provar que o ser prevalece sobre o ter e que nosso caráter e nossa consciência não estão à venda, e assim projetamos o solo da convivência mútua para bem além de nós.
 Nunca fiz política por dinheiro ou por status, faço politica por amor, por isso nunca me preocupei com a distância entre os meus sonhos e a realidade, acredito que tudo que posso sonhar, posso realizar.
    Estive até este momento como vice  prefeito de  santa Izabel e volto à condição de cidadão comum. Outras tarefas se configuram no crepúsculo e no novo amanhecer. Entrei de cabeça erguida, peito aberto e com a alma cheia de sonhos – lastreado pela grande maioria da população. Saio com o espírito renovado e a pesar de ter transformado em realidade parte do que havia sonhado, no peito continua um sentimento forte que me cobra o muito que ainda precisa ser feito. Saio como entrei convicto da força e da necessidade do Poder Popular, da democracia participativa e da inversão de prioridades como instrumentos essenciais para a construção de uma nova sociedade, fraterna, autotransformadora, socialista e democrática.  
 Credito a esses princípios, os ensinamentos que sempre nos mostraram como fazer, como agir e passar adiante aquilo que é de todos – o Poder Público –, sem máculas morais ou grandes atropelos administrativos. pela primeira vez vou revelar um sentimento que me acompanha desde o primeiro dia que assumi a vice gestão  desse município, antes preciso esclarecer que historicamente fui o único vice prefeito deste município  que durante os quatro anos de mandato não teve a sua disposição gabinete, telefone e  assessoria,  nem mesmo um lugar para sentar e atender os munícipes, não que não tenha lutado por isso, não temos um único parente ou amigo no quadro de contratados ou comissionados da prefeitura que fosse indicação nossa, uma demonstração clara que em nenhum momento utilizamos do cargo para nos beneficiar ou beneficiar familiares ou grupos de interesses pessoais e politico, nosso mandato foi utilizado como ferramenta de promoção da justiça.
Manter-se íntegro nessa trajetória, mais que uma exigência institucional, foi a parte que me coube do legado deixado por meus pais.
  Minha Esposa, Amigos e companheiros de partido, também , ajudaram a manter inabalável esta convicção, apesar de manhosas tentativas em contrário, emaranhadas em interesses corporativos, incompatíveis com o desenho politico e midiático do terceiro milênio. Manter erguida, no alto do mastro, a bandeira da luta, da moral, da ética e da probidade administrativa, talvez seja, entre tantos outros gestos renovadores, o melhor exemplo que deixaremos para nossos herdeiros e sucessores.
Carregarei, pela eternidade, senhoras e senhores, não apenas o orgulho de ter contribuído como vice gestor os destinos de nossa cidade por quatro anos, e como gestor por 15 dias, mas – e principalmente – por ter influenciado, juntamente com a população atenta e solidária, a construção de  um município melhor. Senhoras e senhores o sentimento que nos acompanha é o mesmo sentido por grande parte do nosso povo Izabense e que não é sensação, é pura realidade, temos aqui um governo legal representado pelo nobre colega Marió Kato do PMDB que tem administrado  e conduzido com muita firmeza este município a oito anos,  Porém no decorrer desse período sentimos o braço forte do governo do estado, mais principalmente do governo federal, representado pelo presidente Lula e agora pela nossa presidente Dilma, ambos do PT agremiação partidária que pertenço a 26 anos. isso senhores e senhoras nos faz se sentir governo nesse município.
Hoje tenho orgulho de dizer que o pouco que avançamos, foi porque os governos do PT em parceria com o governo municipal multiplicou o investimento na educação, na saúde, na habitação, em programas sociais, e em diversos outros setores, muitos deles despercebidos pela população muitas vezes por falta de divulgação. Graças a esses investimentos ampliamos, reformamos e construímos novas escolas, como a inaugurada a três dias em Americano, um investimento de mais de um milhão e trezentos mil reais, melhoramos a merenda, o transporte escolar e os salários dos professores, implantamos programas como as salas de informática, Pro jovem e brasil alfabetizado.
        Na saúde é publico e notório os investimentos do governo federal ampliamos de 4 para 18 os postos da saúde da família garantindo promoção, prevenção, cuidados e  reabilitação, da saúde das famílias nos bairros e nas comunidades do interior.      
Implantamos a Farmácia Popular do Brasil garantindo medicamentos gratuitos e com ate 90% de desconto. Foi implantado também o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Para acolher e atender as pessoas com transtornos mentais (Depressão) em estado graves e persistentes. O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSad) serviço de atenção psicossocial para atendimento de pacientes com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas, e mais o Centro de Especialidades odontológicas (CEO) com Clínica especializada/Ambulatório de Especialidade, com serviço especializado de Odontologia, e o programa Saúde na Escola que leva serviço e orientação de saúde a comunidade escolar do nosso município. A academia ao ar livre e a unidade de pronto atendimento (UPA) já foram licitadas e terão suas construções iniciadas esta semana, A FUNASA liberou recursos para construção de macros e micros  sistemas de agua, temos O SAMU 192 e contamos com a ampliação dos repasses fundo a fundo para investimentos na saúde e aquisição de medicamentos.
 No setor de habitação não terei como esquecer, por exemplo, os sorrisos estampados nos rostos de crianças ao entrarem, pela primeira vez em suas vidas, em casas de tijolo e telha – e ainda mais sendo próprias –, como foi o caso das mais de 600 unidades do ‘Minha casa minha vida” entregues no Conjunto Residencial jardim das garças.
 Muitas daquelas crianças, que hoje moram com dignidade, nunca antes haviam pisado num chão de cimento, criadas em casas feitas de papelão e lona a beira de canais de esgoto de nossa Cidade – sub-produto da exclusão social, tratada a sua solução como uma verdadeira obsessão pela gestão, sensível, e eficiente do governo do presidente Lula, em parceria com o governo do estado e nossa prefeitura. Não esta sendo diferente no governo da presidente Dilma e vocês Dr. Gilberto e cadinho terão a oportunidade de fazer sorrir muitos que na época choraram por não terem sidos contemplados. seja pela insuficiência da quantidade entregue mediante o déficit habitacional existente em nosso município, ou pela falta de consciência de apadrinhados que foram contemplados mesmo já tendo uma e até duas residências, pois você Dr. Gilberto e Cadinho terão a oportunidade de entregar mais de 900 casas que estão sendo construídas no inicio da PA que dá acesso a Vigia e mais de 400 que já foram aprovadas e formalizadas o convênio para construção.
Na área social o programa Bolsa Família garante um repasse direto para mais de 6.800 (seis mil e oitocentas) famílias Izabelense, beneficiando diretamente cerca de 10 mil crianças em nosso município, programa que está sendo complementado com o programa Brasil carinhoso, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social- CREAS oferece ações de orientação, proteção e acompanhamento psicossocial individualizado e sistemático a crianças, adolescentes e suas famílias em situação de risco ou violação de direitos e a adolescentes autores de ato infracional. Temos o CRAS centro de Referência de Assistência Social onde você encontrará um profissional qualificado para compreender sua necessidade e ajudá-lo no que precisar. o PETI  e tantos outros programas importantes na área social que estão presentes e funcionando em nosso município, não posso esquecer da construção do quartel do corpo de bombeiros onde foi implantado  o centro  de informática e o”Escola da Vida” projeto coordenado inicialmente pelo competente major Elias Rocha beneficiando mais trezentas crianças.
      Melhoramos a vida no campo na cidade e nas ocupações, além da implantação da subestação da Celpa, o Luz Para Todos  do governo federal concluiu 5.323 ligações de energia em 18 comunidades, 4 Bairros e 8 ocupações, 6.649 famílias receberam  energia, mai de 18 mil pessoas beneficiadas. 
       Nosso Município ganhou maquinas novas.O programa “Faz Estrada” e “Campo Cidadão” do governo Ana Julia nos garantiu uma  Patrulha Mecanizada com uma patrol, uma Pá carregadeira, uma Caçamba, um trator de pneu e dois tratores com implementos agrícolas, o IBAMA nos doou tratores caminhões e equipamento o Ministério das Cidade liberou recursos para aquisição de mais uma patrol atendendo ementa parlamentar do deputado Jader.    
       Esses e muitos outros investimentos realizados pelo governo federal, e do estado que permeou todo nosso período de gestão, também serviu para movimentar a economia local, ampliando a oferta de emprego na construção civil e no comércio. As praças entregues serviram para além da questão estética e urbanística, viraram espaços de convivência, praticas esportiva e inclusão social e digital como a praça com pista de skates e a que disponibiliza de ponto de acesso à internet gratuita através do programa Navega Pará.
   Precisamos entender que o homem público, esteja onde estiver independente da circunstância, deve agir, sempre, em benefício do bem comum mesmo correndo o risco de ser mal interpretado.
 Mesmo sofrendo perseguição de alguns opositores políticos, ciumentos e irresponsáveis que muitas vezes tercem criticas leviana e deflagram campanhas sistemáticas na tentativa de destruir a sua imagem, alguns que não cultivam o devido respeito ético, não pelo governante, e sim pelos legítimos e necessários interesses do povo. O exemplo do que aconteceu comigo em Americano. Para desespero desses pescadores de águas turvas e de moral frouxa, Nossa Atitude firme garantiu com que nossa vila avançasse. Para isso não hesitamos em dispor de recursos próprios para concretizar ações que beneficiasse a coletividade, foi assim quando compramos terreno, contratamos maquinas e construímos a Rua Antônio Avelino em Americano, quando reformamos, compramos equipamentos, reinauguramos e conseguimos equipe completa de plantão para a Delegacia de Americano, que agora passa por uma nova reforma e será transformada pelo atual governo do estado em unidade integrada do pro paz. quando baixamos decreto proibindo construções de penitenciária, quando organizamos comitê suprapartidário, protestamos, paralizamos obras, formalizamos denuncia junto ao Ministério público, realizamos audiência pública e fomos ate preso para garantir com que  americano recebesse asfalto, delegacia e mais contratação de moradores local para o sistema penal como forma de contrapartida. Deixo aqui meus sinceros agradecimentos àqueles que me acompanharam, e dizer que a luta continua.
 Esse foi um tempo de plantar, de regar e de colher. Dias de realizar. O futuro de ontem já foi. É hoje. O próximo também dependerá de todos e todas. Dependerá de propósitos bem definidos de muito compromisso e de muito, mas muito trabalho. Cumprimos, até agora, uma parte da jornada. A estrada é longa como é longa a caminhada de libertação da humanidade.
Sigo em frente, para poder continuar servindo à comunidade e a cidade em que nasci no meu chão de emoções e construções. Sejam quais forem os caminhos que o destino me reserve, ter sido vice prefeito da minha cidade será a estrela solitária que cravarei no peito como meu maior tesouro. 
Esse foi, resumidamente, nosso dever de casa, senhoras e senhores. Nossa obrigação cumprida.

        Meu caro Marió quero lhe dizer que nossas divergências políticas, ideológicas e de gestão foram antagônicas mais sempre convergiam quando a pauta era o bem está e o desenvolvimento do nosso município e do nosso povo, a você minhas considerações.
Estamos de saída, mas fico particularmente feliz porque o governo fica nas mãos  íntegras do Dr. Gilberto Pessoa  e Dr. Ricardo Holanda – e de outros homens e mulheres comprometidos com o desenvolvimento do nosso Município sua republicanização e o bem esta de nosso povo.
  
Dr. Gilberto que sempre foi Médico, conselheiro, amigo e irmão do povo Izabelense. Conhece este chão e a alma desse povo como ninguém e o ama tanto quanto todos nós. Em suas mãos temos certeza que nossa cidade continua sua marcha para o futuro.
       “Quem sabe faz a hora”, nos ensinou o mestre Geraldo Vandré. Todos nós estamos fazendo, embora ainda faltem alguns minutos para que os ponteiros do relógio dêem uma volta inteira e se encontrem no momento exato, no compasso do tempo certo.
Agradeço primeiramente a Deus, aos companheiros de partido e ao povo de minha terra por terem me proporcionado tais momentos de lapidação.

       Este, senhoras e senhores, é um momento para festejarmos, celebrarmos a perspectivas de dias ainda melhores para Santa Izabel. Aos que permanecem no cotidiano das atividades municipais, meus sinceros agradecimentos e a recomendação de que se mantenham ativos e vigilantes. A população assim espera. Às autoridades constituídas, de todas as esferas e segmentos, minhas cordiais saudações e apreço, pelo que pudemos construir ou discordar juntos. A governabilidade depende dessa simbiose. À Câmara Municipal, meus respeitos e admiração institucional. O papel da Casa Legislativa é fundamental para o fortalecimento e aprimoramento do processo democrático. Sua imensa maioria, nesta ou em outras legislaturas, porém, é composta por homens e mulheres que, independente de concordâncias ou discordâncias, ajudam a equilibrar e a harmonizar as leis e procedimentos aplicados para a melhoria do corpo social. Contribuem na administração da cidade. Tenho absoluta convicção que esse apoio o Dr. Gilberto continuará a ter, a partir da liderança ponderada do seu presidente, o vereador Antonio Carlos Ribeiro Conde o totó. 

 
Sei que não fiz tudo o que queria, o que desejava, mas me dediquei ao máximo, para realizar  o que foi possível.

 
Continuemos a semear a firmeza ideológica para analisar e escolher entre práticas coletivas e posturas personalistas; entre avanços e recuos; entre a claridade e o obscurantismo; entre o amanhã e o ontem. Nossa bússola é o nosso sonho. Nosso Norte, a razão.

 
 Muito obrigado! Um feliz 2013, Um abraço a todos e a todas e que Deus nos abençoe.


TRECHOS DO DISCURSO DÕ COMPANHEIRO RICARDO COUTINHO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário