terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Pequenos Agricultores são beneficiados em Santa Izabel

Agricultores fornecem produtos regionais para a merenda escolar DESTAK G1

Cardápio conta com açaí, tucupi, macaxeira, farinha de tapioca entre outros.
Ao todo, 59 famílias participam do processo de comercialização.



Açaí Litro (Foto: Reprodução/TV Liberal)
Produtos regionais fazem parte da merenda escolar.
(Foto: Reprodução/TV Liberal)
Em Santa Isabel, no nordeste do Pará, o cardápio da merenda escolar conta com produtos agrícolas regionais como açaí, banana, tucupi, macaxeira, ovos, farinha, entre outros. Essa alimentação especial se deve graças a agricultores familiares do município, que comercializam os produtos em parceria com o Programa Nacional de Apoio à Merenda Escolar (Pnae).
Ao todo, 59 famílias participam do processo de comercialização da lista de 20 itens da merenda. As entregas acontecem obedecendo ao cardápio preparado por nutricionistas das cerca de 50 escolas da rede pública de Santa Isabel e deve alimentar mais de 15 mil alunos.
Além da assistência técnica, as famílias recebem em campo orientação sobre manejo adequado das culturas, ampliação de área plantada e a diversificação da produção. Até o final deste ano, os agricultores terão comercializado cerca de 80 toneladas de produtos.
Cada família comercializa até R$ 20 mil, o que segundo dados da Emater incrementa a renda da família em mais de 50%. “Essa é outra via de comercialização para o agricultor que antes só era feito com o atravessador ou nas feiras do município”, explica Lindalva Cunha, pedagoga da Emater.

Nenhum comentário:

Postar um comentário