quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

CÍRIO EM AMERICANO

O Círio dedicado a Nossa Senhora da Conceição teve início de 1943 por iniciativa de alguns comerciantes locais e com o apoio e participação da população, mas o culto dedicado a Santa vem desde a chegada dos primeiros habitantes. Tudo iniciou com o culto seguido de uma pequena procissão realizado em 08 de dezembro de 1890 e assim foi até o ano de 1943 quando a manifestação passou a ser denominada Círio. Naquele ano a imagem de Nossa Senhora da Conceição foi conduzida em uma carroça da capela de São Luiz até a capela no centro da vila, esta construída no ano de 1897 pelos moradores da comunidade.
O Círio é a maior e mais antiga manifestação religiosa, popular e cultural. Já acontece oficialmente há 68 anos, este ano será realizado dia 04 de dezembro.

CÍRIO EM AMERICANO
“O Círio realiza milagres na comunidade, no mês em que acontece a festa a comunidade geralmente recebe atenção especial do poder público municipal,o comercio vende mais as residências passam por reformas, a comunidade recebe visitantes de várias partes do Estado e do Brasil, muitos deles filhos de Americano que moram em outros municípios e estados e retornam nesta época para passar as festas do círio e fim de ano ao lado dos familiares, fomentando a economia local.  Todos os anos o Círio  traz um tema específico voltado para a questão religiosa e social, a transladação, a caminhada, os cânticos, as orações, as homenagens, os fogos de explosão e artifícios, a berlinda com a imagem da Santa, o povo em procissão, as celebrações e novena, o arraial com parques, barracas e vendas diversas a festa de véspera com grandes aparelhagens lembra em tudo a festa maior, o Círio de N sra de Nazaré em Belém. O Círio é sem dúvida a mais importante manifestação não só religiosa, mas também cultural, popular e social da Comunidade de Americano tão importante que em 29 de junho de 2011 foi declarado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Pará sob lei Nº 7.534 sancionada pela Governador Simão Jatene Publicado no Diário Oficial do Estado, edição Nº 31.947 (29 de junho de 2011), atendendo solicitação do vereador Boró, Edimilsom e do vice prefeito Keko Ribeiro apresentado através de projeto de lei do deputado Marcio Miranda.

Um comentário:

  1. e real mente uma grande manifestação de fé do povo americano em favor da nossa padroeira

    ResponderExcluir